20.7.09

Perfil da Orquestra "Finfas de Paradela"

A orquestra "Finfas de Paradela" é um grupo de música tradicional portuguesa, oriundo de Nespereira - Cinfães do distrito de Viseu. Procura preservar as tradições e os costumes característicos da Terra, tocando músicas antigas, sendo algumas ainda do tempo das invasões francesas.
Os tempos mudam e mudam também as pessoas, mas a essência da tradição sempre permanecerá. O reportório desta orquestra desfruta de um leque variadíssimo de valsa, corridinhos, marchas, contradanças, tangos, mazurcas, passodobles e os fados tradicionais da região.
A orquestra "Finfas de Paradela" está disponivel para actuar em qualquer parte do país. Esperamos o vosso convite para todo o tipo de eventos...
Pois assim sendo, não deixe cair em desuso as tradições da nossa terra, os bailes tradicionais de cordas.

Um abraço a todos os nossos conterrâneos e a totos os que nos têm apoiado !!!

6.7.09

Historial orquestra "Finfas de Paradela"

Os "Finfas de Paradela" nasceram pela iniciativa de Ricardo Mendes, segundo críticas por onde passamos, o melhor tocador de viola que alguma vez se ouviu falar em Terras de Serpa Pinto (concelho de Cinfães). No verão de 2000, encorajou-nos a transcrever para papel de música, algumas melodias antigas que ele trinava na viola para que fossem tocadas em conjunto.
Fizeram parte deste início, Ricardo Mendes, Ricardo Valente, Ercílio Vieira, Manuel Abílio Fernandes e Ernesto Monteiro. Começamos timidamente nos bailaricos no início de 2001, Juntando-se a nós um ano depois Henrique Magina. Em Maio de 2004, faleceu Ricardo Mendes, abalando a estrutura do grupo, mas por carinho e homenagem ao seu desejo continuámos.
Actualmente, é formado por Ricardo Valente, Ercílio Vieira, Manuel Abílio Fernandes, Henrique Magina, António Gonçalves, Hélder Lacerda e Ilídio Lemos. São os mesmos elementos que fizeram parte da gravação do nosso CD.
Apesar de existirmos desde 2001, somos tenros nestas andanças, até pelas constantes alterações estruturais que o grupo tem sofrido. Portanto, a finalidade deste grupo é promover a cultura musical tradicional do concelho de Cinfães, não esquecendo os hábitos e costumes do nosso povo, que nos acompanha e vibra quando actuamos.